1 – Coloque num liquidificador coloque 300 ml de água, 2 cebolas e bata bem até formar uma pasta. Transfira esta pasta para uma peneira e deixe escorrer bem. Reserve o liquido.
2 – Numa batedeira coloque 600 g de farinha de trigo, 300 g de água, liquido coado de 2 cebolas batidas com 300 ml de água (ou com 200 ml da água do cozimento do bacalhau), 30 g de fermento biológico seco e 120 ml de ovos e bata bem até o ponto de véu (não gruda no dedo). Transfira a massa para uma tigela untada com óleo e deixe descansando até triplicar de tamanho.
3 – Coloque na batedeira 400 g de farinha de trigo, 200 ml de água gelada, 10 g de fermento biológico seco, 15 g de sal, 200 g de açúcar, 150 g de margarina e 200 g de ovos e a esponja (feita acima) e bata bem até formar uma massa homogênea e em ponto de véu.
4 – Transfira a massa para uma superfície lisa e untada com óleo, abra a massa com as mãos, recheie a gosto e enrole como um rocambole. Com uma faca corte porções de massa de 550 g, forme bolas e coloque nas fôrmas com a “costura” da massa para baixo. Deixe fermentar até chegar a borda da fôrma. Pincele 2 gemas misturadas com 2 colheres (sopa) de café coado e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.
1 – Numa tigela coloque 140 g de bacon picadinho e frito, 40 g de provolone picadinho, 1 ½ linguiças calabresas picadinhas, ¼ xícara (chá) de uva passas, ¼ xícara (chá) de azeitona preta picadinha, molho de alho, coentro picadinho a gosto e misture bem.
1 – Numa tigela misture 1 kg de bacalhau dessalgado e cozido, ¼ xícara (chá) de uva passas, ¼ xícara (chá) de azeitona preta picadinha, 2 colheres (sopa) de molho de alho e coentro picadinho a gosto. Reserve.