1 – Com uma faca bem afiada comece a desossar 1 peça de costela suína com bastante carne (+/- 1,6 kg) na parte da extremidade do osso. Com muito cuidado desprenda a carne do osso formando uma manta única. Retire a carne entre os ossos e reserve. Com a mesma faca, limpe bem cada osso retirando toda carne e pele.
2 – Coloque a costela semi-desossada numa assadeira e tempere com ramos de alecrim e tomilho debulhados a gosto, 1 colher (sopa) de alho picado, 1 sache de caldo de carne em pó, suco de 1 limão, sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve na geladeira por 2 horas.
3 – Depois deste tempo retire a costela da assadeira, abra a manta e coloque o recheio de batata baroa (ou o que preferir) no centro da peça. Enrole a carne no sentindo contrário dos ossos como um rocambole bem apertado de modo que não vaze o recheio. Prenda as pontas da manta com palitos e amarre com um barbante. Cubra a costela com papel alumínio para os ossos não queimarem e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 2 horas. Retire o papel alumínio e deixe por +/- 30 minutos ou até dourar.
Dica: A cada 30 minutos regue a costela com 250 ml de caldo de carne
4 – Numa panela em fogo médio coloque 100 g de bacon, 1/2 cebola picadinha e aparas da costela picadinhas e refogue bem até dourar (+/- 8 minutos). Acrescente 1 kg de batata baroa (mandioquinha) cozida al dente e amassada e misture bem. Desligue o fogo e tempere com folhas de manjericão fresco, sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
1 – Numa panela coloque 5 colheres (sopa) de catchup, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo e molho que sobrou na assadeira, misture bem e leve ao fogo médio por +/- 2 minutos.