Creme de chocolate
– Em uma panela, em fogo médio, adicione o leite, o creme de leite e o açúcar refinado e aqueça até começar a ferver.
– Em uma tigela, misture delicadamente as gemas e adicione metade do líquido aquecido, sem parar de mexer para não talhar.
– Volte a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo até engrossar ou até ficar consistente (ou em ponto napé), mexendo bem para não empelotar ou talhar.
– Retire o creme do fogo e adicione o chocolate picado, misturando até ele derreter por completo e formar um creme liso. Reserve até esfriar.
Merengue
– Em uma tigela em banho maria, adicione as claras e o açúcar refinado e misture bem até dissolver todo o açúcar, tomando cuidado para não cozinhar as claras.
– Bata a mistura de claras e açúcar na batedeira até esfriar e formar um merengue firme.
Reserve.
Chantilly
– Em uma tigela, bata o creme de leite com o açúcar refinado até formar picos firmes. Reserve.
Montagem
– Misture o merengue no creme de chocolate reservado e frio.
– Adicione aos poucos e delicadamente o chantilly na mistura, até homogeneizar.
– Distribua o mousse em potinhos ou em uma travessa grande, decore com as raspas de chocolate, cubra com filme plástico e reserve em geladeira por pelo menos 6 horas antes de servir.
Dica: Para saber se o creme está em ponto napé, o creme precisa cobrir delicadamente toda as costas da colher e ao passar o dedo nas costas da colher, precisa formar um caminho e o creme não pode se juntar novamente, estas são as características do ponto napé.