Leve uma panela média com água ao fogo. Dissolva o tablete de caldo de legumes e mantenha esse caldo fervendo sempre.
Escolha uma panela de fundo grosso e coloque 1 colher de sopa de manteiga e todo o alho poró. Refogue e misture o arroz arbóreo. Refogue por dois minutinhos e acrescente o vinho branco (opcional). Deixe evaporar o álcool, mexendo sem parar.
Agora você não pode mais se afastar do fogão. O segredo de um bom risoto é mexer sem parar e ir acrescentando caldo aos poucos. Ou seja: coloque uma concha do caldo e mexa até começar a secar. Só então acrescente mais uma concha e faça isso até o arroz ficar al dente, ou seja: no ponto certo para comer o risoto. Leva, em média, 30 minutos.
Quando o arroz estiver quase no ponto, misture o parma cortado em pequenas fatias e a metade do queijo parmesão. Continue colocando o caldo e, quando chegar no ponto certo, desligue o fogo e corrija o tempero.
Acrescente a outra colher de manteiga com o fogo desligado e mexa delicadamente. Isso deixará o risoto ainda mais brilhoso e cremoso. Agora acrescente o restante do queijo ralado, o cheiro verde e sirva imediatamente!