MODO DE PREPARO
Pico a cebola em cubinhos pequenos. Corto os tomates em gomos, retiro as sementes e pico a polpa em cubinhos. Amasso dois dentes de alho. Pico manjericão, orégano e tomilho frescos bem pequeninho. Se não tiverem as ervas frescas, as desidratadas funcionam super bem. Fatio as berinjelas com aproximadamente 3 milímetros de espessura. Dá pra fatiar com a faca mesmo, mas uma mandolina facilita muitíssimo o trabalho. Espalho as fatias de berinjela numa assadeira e salpico com sal. A berinjela solta um pouco de água e consequentemente libera seu amargor.
Numa panela mais larga do que alta, coloco um pouco de azeite, adiciono a cebola, coloco um pouco de sal para acelerar o refogado, adiciono o alho, a carne moída e os temperos frescos. Acrescento, então, os tomates, a páprica, a canela, sal e pimenta. Misturo bem, tampo a panela e deixo cozinhando por aproximadamente 15 minutos. Junto então o amido de milho dissolvido no vinho tinto e deixo cozinhar por mais 15 minutos.
Numa frigideira, aqueço um pouco de azeite e passo as fatias de berinjela dos dois lados. Não precisa deixar dourar. Repito o processo com todas as fatias de berinjela e reservo.
Preparo um molho branco básico, feito com partes iguais de manteiga e farinha de trigo. Junto a manteiga e a farinha de trigo numa panela e cozinho por alguns minutos sempre mexendo. Não deixo pegar cor. Adiciono então o leite quente e cozinho até engrossar. É bom mexer o tempo todo, pois, se parar de mexer, o leite pode subir. Tempero com sal, pimenta e noz-moscada.
Para a montagem da mussaca, unto uma assadeira com manteiga, forro com uma camada de berinjelas, adiciono então uma camada de carne e salpico queijo ralado. Repito as camadas até usar toda a berinjela. Cubro então com o molho branco, salpico com queijo ralado e levo ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que a mussaca esteja bem gratinada.