Pré-aqueça o forno a 200ºC e lave em água corrente uma quantidade de tangerinas suficiente para dar 2 xícaras de suco.
2- Unte uma forma de bolo com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
3- Separe as claras das gemas colocando as gemas na tigela grande da batedeira e as claras na tigela pequena. Junte às gemas manteiga e açúcar e deixe bater bastante, até virar uma mistura esbranquiçada.
4- Enquanto isso, raspe a casca de 2 tangerinas com um zester (se não tiver zester, utilize um ralador) e esprema as tangerinas até dar 2 xícaras de suco, sendo que uma você utilizará depois, para fazer a calda.
5- Neste ponto, a mistura da batedeira já deve estar pronta (esbranquiçada). Veja o ponto no filme. Retire-a, lave os batedores e coloque-os de volta na batedeira para bater as claras em neve.
6- Enquanto as claras batem em neve, misture separadamente as raspas das cascas de tangerina a 1 xícara do sumo; e a farinha ao fermento.
7- Acrescente a farinha e o fermento à mistura esbranquiçada e o suco da tangerina com raspas aos poucos. Misture delicadamente com uma espátula. Quando as claras estiverem em neve, acrescente-as também e misture delicadamente até ficar uniforme.
8- Coloque a massa na forma untada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 50 minutos.
Enquanto o bolo assa, faça a calda
9- Em uma panela pequena, em fogo alto, coloque o açúcar e 1 xícara de suco de tangerina. Espere 15 minutos e reserve.
10- Quando estiver próximo de 50 minutos, faça o teste do palito no bolo para saber se está bom. Se estiver, retire do forno. Espere 5 a 10 minutos e desenforme ainda morno. Regue com a calda e bom apetite!