Modo de preparo:
Dissolva o fermento no leite morno e deixe repousar por alguns minutos. Em uma tigela, bata o ovo com a farinha, adicione a manteiga derretida, o açúcar e o sal, e mexa bem.
À mistura obtida, adicione o leite com o fermento. Sove bem a massa e, em seguida, cubra-a com um pano e deixe fermentar durante uma hora e meia.
Quando a massa crescer, mexa e a perfure para deixar sair todo o ar. Depois, espere até que ela volte a subir e então comece a montar as vatruchkas.
Enquanto aguarda, prepare o recheio. Pique as maçãs em pedaços pequenos, regue com suco de limão e adicione o açúcar e a canela.
Derreta na frigideira 50 g de manteiga, adicione 2 colheres de sopa de mel e as maçãs cortadas. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, até que as maçãs fiquem macias.
Para fazer as vatruchkas, divida a massa em bolinhas do tamanho de um ovo de galinha. Deixe repousar por alguns minutos. Depois disso, a massa deve estar bem macia e flexível.
Com as mãos, estique a massa em bolinhas até formar um pãozinho redondo de 9 cm de diâmetro. Mergulhe o fundo de um copo no meio dessa massa para definir o buraco onde posteriormente irá colocar o recheio.
Unte uma assadeira com óleo, cubra com papel manteiga e distribua as vatruchkas nela. Besunte-as com a mistura de um ovo e uma colher de sopa de água.
Em seguida, coloque o recheio. Não convém exagerar, ou as vatruchkas ficam planas. Além disso, tenha cuidado para não colocar muito melaço do recheio em cada uma das vatruchkas.
Leve a assadeira com as vatruchkas ao forno previamente aquecido a 200 a 210 graus Celsius e asse por 25 a 30 minutos.