Preparação:
Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 180°.
Numa liquidificadora, desfazer os flocos de aveia até formar uma farinha mais ou menos fina, conforme a preferência: o resultado é igualmente bom. À parte, manualmente e com o auxílio de um garfo, esmagar a banana o mais possível, de maneira a que fique em pasta (não aconselho o uso da liquidificadora para este fim, dado que não se pretende que a banana fique totalmente liquefeita).
Juntar os dois ingredientes numa taça e misturar, primeiro com uma colher de pau e depois manualmente, até obter uma bola homogénea de massa moldável. Por fim, envolver uniformemente na massa as coberturas desejadas: frutos secos, frutos vermelhos triturados, pepitas de chocolate ou de manteiga de amendoim… em alternativa, e ainda mais saudavelmente, pode não colocar nada.
Com as mãos, fazer bolinhas com a massa, colocá-las no tabuleiro e achatá-las com o auxílio de uma colher metálica, de maneira a obter o formato de bolacha. Se necessário, ajustar manualmente.
Levar ao forno durante 10-15 minutos, tendo o cuidado de não deixar secar/queimar demasiado.
Estas bolachas não crescem nem mudam muito de cor com a cozedura, pelo que é preciso estar atento. Retirar e deixar arrefecer antes de consumir.