Para a massa sucré
Misture, em um recipiente, a farinha, o açúcar e a manteiga, que deve estar gelada (corte-a em cubinho s para facilitar). Forme uma farofa bem solta, apertando com a mão. Acrescente o ovo e incorpore, dando liga. Caso não seja suficiente para ligar a massa, acrescente um pouquinho de leite integral, mexendo com uma das mãos, com delicadeza, para unir a massa. Preaqueça o forno a 160ºC-180ºC. Leve a massa à geladeira e deixe resfriar. Abra-a, no formato da assadeira, disponha a massa na assadeira. Pressione, com a ponta dos dedos, para firmar e faça pequenos furos por toda a superfície, utilizando um garfo. Leve a massa enformada à geladeira por cerca de 15 minutos, apenas para resfriá-la. Asse em forno preaquecido a 180º graus até que doure.
Para o creme de confeiteiro
Leve ao fogo o leite e metade do açúcar. Deixe aquecer até começar a ferver. Enquanto isso misture bem, em um recipiente, as gemas, o amido e a outra metade do açúcar. Despeje um pouquinho do leite morno, da panela, dentro do recipiente com a mistura de gemas. Misture bem. Isso evita que a gema coagule. Quando o leite da panela estiver quase fervendo, ascrescente a mistura de gemas do recipiente. Misture sobre o fogo até ganhar a consistência de creme. Retire do fogo e deixe esfriar, coberto com um plástico filme.
Para a gelatina de brilho
Hidrate a gelatina em um pouco de água fria e dissolva em banho-maria. Separadamente, em uma panela, acrescente o restante da água com o açúcar. Leve ao fogo até começar a ferver. Não mexa a mistura enquanto ferve. Adicione a gelatina e, agora sim, misture para incorporar, e leve para gelar.
Para a montagem da torta
Espalhe uma generosa camada de creme de confeiteiro por toda a superfície da massa. O creme deve estar gelado. Sobre o creme, disponha fatias de morango, até cobri-lo por inteiro. Os morangos podem ser combinados com outras frutas (que não soltam muita água), como kiwi ou uvas do tipo Thompson. Sobre as frutas, espalhe uma camada de gelatina de brilho, com ajuda de um pincel de borracha. (Para tal a gelatina deve estar em consistência semi-líquida. Se resfriada, dissolva em banho-maria para atingir o ponto de calda. Uma fina camada basta.
Leve a torta à geladeira por pelo menos 15 minutos, para resfriar. Sirva gelada.