Para 24 Madeleines:
Você pode fazer na mão, eu faço na batedeira e pronto. Bata o açúcar e os ovos até dobrarem de volume e o batedor formar uma fita. Quanto mais tempo você bater, melhor e mais firme a mistura vai ficar e não perderá volume quando acrescentarmos os outros ingredientes. Agora junte a farinha peneirada e misture de baixo para cima, bem levemente para não perder muito ar. Coloque a manteiga derretida em pomada e dessorada, o soro pode depositar se no fundo das formas deixando suas madeleines coladas. Por fim acrescente a baunilha ou, para sermos mais originais, as raspinhas de limão, não muito, só o suficiente para perfumar.
As forminhas de Madeleines são lindas, em forma de pequenas conchas, são um pouco difíceis de se achar no Brasil, mas vale a pena o esforço de procurar na internet ou em importadoras. Existem formas de aço ou de silicone, as de aço assam mais rapidamente, já as formas de silicone são muito mais simples de desenformar e de limpar, fica à sua escolha, boa sorte. Você pode assar na verdade em qualquer formato, seja criativo e divirta se.
Se estiver usando formas de aço, unte-as com manteiga, não margarina por favor, e farinha. Encha as formas com a massa e asse em forno pré-aquecido a 200 graus de 25 a 30 minutos. Desenforme ainda quente.