Cerca de meio século depois de ser criada pelo italiano Michele Ferrero, em 1964, é possível dizer que a Nutella conquistou paladares ao redor de todo mundo. O sucesso do creme de chocolate, no entanto, vem enfrentando severas críticas. A última delas refere-se às quantidades de açúcar e óleo de palma no alimento e foi feita por um órgão de informação e consumo alemão. Entenda a seguir.
Recentemente, a ministra do meio ambiente da França, Segolene Royal, veio a público pedir desculpas depois de dizer que a Nutella era prejudicial ao meio ambiente. O comentário que gerou a repercussão pedia para que as pessoas deixassem de comer o creme de chocolate porque sua produção envolvia grandes quantidades de óleo de palma, cujos produtores são acusados de desmatamento.
Segundo a Ferrero, empresa que produz o doce, desde o final de 2013 o produto é feito exclusivamente com óleo de palma de palmeiras certificadas como 100% sustentáveis.
De acordo com Verbraucherzentrale Hamburg, o Centro do Consumidor de Hamburgo, na Alemanha, o óleo de palma está presente em muitos outros alimentos industrializados, que também merecem cuidado para o consumo. A instituição chamou atenção ainda para os outros ingredientes do creme de avelã e cacau em uma montagem gráfica:
De acordo com o rótulo do alimento, o açúcar, de fato, é o ingrediente mais abundante, apesar de não ser revelada qual sua quantidade exata. Em seguida vem o óleo de palma, as avelãs e o cacau em pó parcialmente desengordurado.
A reportagem entrou em contato a empresa Ferrero do Brasil, através da assessoria de imprensa da marca. Em nota à redação, o Grupo Ferrero reforçou que obtém certificado que garante que seus produtos são produzidos unicamente com óleo de palma 100% certificado sustentável e segregado e ainda que a marca recebeu declarações do Greenpeace e da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO – Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável, em tradução livre) favoráveis à Nutella em razão do posicionamento e das ações tomadas pela marca em favor das causas ambientais.