Numa tigela grande, dissolva o fermento biológico no açúcar e no sal. Junte o óleo de soja e a cerveja clara. Acrescente aos poucos a farinha de trigo (400 g). Deixe o restante para abrir a massa.
Sove bem a massa e coloque para crescer dentro de uma tigela coberta com um pano por 1 hora ou até dobrar de volume.
Enquanto isto faça os moldes de papel alumínio da seguinte maneira: pegue uma folha de papel alumínio e envolva várias vezes num cone de ferro ou alumínio (que pode ser comprado em lojas de artigos para vela ou culinários dos tamanhos 20 cm de altura X 12 cm de base ou 15 cm de altura X 10 cm de base).
Vire as casquinhas de pizza (com o cone de papel alumínio) de ponta cabeça sobre uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 20 minutos para assar. Retire os cones de papel alumínio e asse as casquinhas por mais 10 minutos.
Retire as casquinhas assadas do forno, passe molho de tomate por dentro e coloque o recheio de sua preferência.
Dica: sempre intercale cada tipo de ingrediente com um pouco de molho de tomate.
Faça pequenos furos redondos numa assadeira, que servirão de apoio para as casquinhas de pizza.
Encaixe as casquinhas assadas na assadeira furada e leve ao forno em temperatura baixa (170º C) novamente por 20 minutos. Sirva a seguir.
Num liquidificador bata o tomate com o alho, o manjericão, o azeite e o sal a gosto até obter uma mistura homogênea. Leve para o fogo médio até apurar, por +/- 20 minutos.