Coloque as avelãs, já descascadas, em uma assadeira forrada de papel alumínio, e leve ao forno baixo (180) por aproximadamente 10 minutos.
Deixe-as esfriar por 5 minutos e esfregue as avelãs entre as mãos, retirando toda a pele possível (não deixe esfriar demais, ou as peles não sairão e não tente fazer com elas quentes, pois a casca não ressecou ainda).
Triture as avelãs por (use um mixer ou um processador) por uns 10 minutos. Eu usei o mixer, mas teria valido a pena ter pego o processador pois é muito mais rápido. Vá limpando as pás e as paredes do recipiente para que o creme fique bem homogêneo.
O creme puro de avelã fica bem consistente e em determinado momento você perceberá que ele não vai mais mudar, então AOS POUCOS (sim, em negrito e caixa alta), adicione os ingredientes restantes (o chocolate, o açúcar, o óleo e a baunilha) e misture novamente.
Quando tudo estiver bastante misturado adicione o leite, uma colher por vez e misture bem (ainda usando o mixer / processador). Caso a consistência ainda não esteja cremosa, adicione mais leite, sempre usando a colher como medida.